Everson Barbosa

Um jovem com propósitos

A igreja e os forcados

with 2 comments

A motivação para entrar em uma arena e correr de um touro pode ser discutível. Mas dê uma olhada nesse vídeo.

Encontrei ele no blog do Jorge, e a analogia que ele fez do corpo de Cristo (a Igreja) me levou a dar uma pesquisada sobre os Forcados, que pelo que entendi, é um outro tipo de categoria das touradas.

De acordo com a Wikipédia:

“Todos os anos dezenas de jovens procuram experimentar a aventura de pegar um toiro, por intermédio dos amigos ou familiares surgem nos treinos cheios de vontade de mostrar a sua valentia, têm um sonho, ser forcado.

É nos treinos e nas ferras que se começa a conhecer o potencial do futuro forcado. A destreza, a garra e o jeito surgem em bruto prontos para serem moldados pega após pega, aconselhar e corrigir é o papel do cabo perante os novos elementos.

A maneira como se inter relacionam é também um factor muito importante, para o Grupo ter êxito em praça, o colectivo tem de ser forte e o novo elemento tem de conhecer a filosofia do forcado para perante a adversidade conseguir reagir com confiança em si próprio e no Grupo.

Além dos treinos e das ferras, a formação dos novos forcados passa por grupos de escalões inferiores (juvenil, infantil e benjamim), onde o convívio, o lazer e a boa disposição são os factores importantes, mas sempre com o incentivo de os preparar para a nova actividade do Forcado Amador.”

Forcado

Essa relação grupo/corpo precisa estar firmada em nós, pois esse é o conceito de Cristianismo. Jesus deixou bem claro dizendo que o maior mandamento é o amor, seríamos conhecidos pelo amor e se amarmos ao próximo amamos a Deus. Falei no podcast anterior sobre isso, e volto a dizer: precisamos um do outro.

As feridas da igreja são grandes, mas não é na crítica abusiva e tantas vezes sem apontar soluções que elas irão cicatrizar. Mas na relação de convívio sincero e respeitável entre denominações que pregam o verdadeiro Evangelho, e na compaixão para com aqueles que estão distante da Verdade e da Vida poderemos ver o corpo (a igreja) mais saudável, ainda que não perfeito.

Anúncios

Written by eversonbarbosa

janeiro 29, 2009 às 12:32 pm

Publicado em igreja, teologia

Tagged with , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Agradeço a referência e a aplicação que tu fizeste na tua postagem.

    Abraço

    Jorge Oliveira

    fevereiro 2, 2009 at 6:26 pm

  2. Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel

    Samuca

    março 16, 2010 at 7:55 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: