Everson Barbosa

Um jovem com propósitos

Radio Days – Woody Allen

leave a comment »

Certas vezes reclamo que no meu curso tem muita matéria teórica, mas algumas destas são bastante aproveitáveis. Um bom exemplo é a matéria de Tecnologias da Mídia, onde acontecem muitas discussões sobre a história e o impacto social das mídias. Tudo regado a muitas citações cinematográficas.

Conversando sobre a importância do rádio na sociedade do século XX, o professor Josmar indicou o filme A era do rádio do diretor e roteirista Woody Allen.

O filme é um retrato do impacto do rádio na sociedade da década de 30/40, e tem como foco uma família de judeus que moram em um bairro de Nova York. Cada membro da sua família tem suas peculiaridades, como toda boa família, e acaba deixando bem divertido o filme, como as tentativas da tia solteirona de casar, ou as comuns trocas de farpas entre marido e esposa. Mas o personagem principal é o o rádio, pois está presente em praticamente todos os momentos, e tem uma influência em cada membro da família.

Todo filme é narrado pelo menino da família que vai relembrando os principais fatos de como o rádio foi importante para ele. Por isso, a história vai se desenrolando e mostrando as celebridades do rádio, a busca pela fama nesse meio e algumas cenas que são bastante curiosas também como programas de auditório no rádio. O enredo não fica só na ficção mas também relembra fatos da época no qual o rádio teve uma grande influência, como o ataque a Pearl Harbor durante a II Guerra Mundial e a famosa Guerra dos mundos (coitada da tia solteirona)!

Radio Days não tem um enredo do tipo começo, meio e fim, nem mocinha ou herói e muito menos suspense, mas é um retrato muito bonito e divertido de uma época em que um meio de comunicação se torna revolucionário a medida que faz parte do cotidiano de todos, e que acaba criando uma indústria de entretenimento de massa, que vai se tornar muito maior a partir do avanço do cinema e da televisão.

A partir de agora vou escrever sobre muitos filmes aqui, tenho vários para assistir e só estou esperando as férias para poder aproveitar e escrever algumas mal traçadas linhas por aqui.

E aí, você já assistiu Radio Days? Acha que o rádio tem alguma influência no dia-a-dia das pessoas de hoje? Gosta de Woody Allen?

Vamos participar moçada..blog é pra isso!

Primeiras cenas do fime

E a piada que possivelmente “influenciou” Joseph Climber

Anúncios

Written by eversonbarbosa

novembro 21, 2008 às 12:58 am

Publicado em filme, vídeos

Tagged with , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: