Everson Barbosa

Um jovem com propósitos

Leitura: Cabeça de Porco – pequeno resumo

with 5 comments

Vou compartilhar minha última leitura, e um dos melhores livros que li esse ano. Sim, o título parece estranho. Mas o conteúdo é tão comum e vivenciamos todos os dias, a violência e como ela interfere na criação da identidade de adolescentes e jovens. O livro Cabeça de Porco (Editora Objetiva) é uma parceria de três autores, MV Bill (rapper, muito conhecido pelo documentário Falcão), Celso Athayde (empresário de Hip-Hop) e Luiz Eduardo Soares (antrópologo). A indicação para a leitura desse livro partiu da aula de Comunicação e Deseonvolvimento Regional, onde discutimos os mais variados assuntos (muitas vezes fugindo do tema central da disciplina). O livro não são crônicas sobre a violência, mas relatos reais da realidade de favelas em todo o Brasil, que fazem parte de uma extensa pesquisa feita por Bill e Celso, e a partir desses fatos Luiz Eduardo Soares faz ótimas reflexões sobre essa grave situação que inclui não apenas a violência, mas o descaso das autoridades, a corrupção que envolve os diversos setores do país e mostrando como o incentivo a cultura é um dos grandes remédios para a mudança desse quadro social.

Tenho refletido muito sobre esse livro, porque como cristão (e por isso entende-se não-religioso, mas seguidor de Cristo) devo sentir algo por essa situação que envolve os jovens de todo Brasil e tantas vezes não temos a mínima noção de como se encontra essas pessoas. Em nenhum momento no livro, é falado sobre Cristo como solução radical para isso, mas dois capítulos me chamaram atenção, um em que MV Bill e Celso Athayde se encontram em uma favela em Joinvile e o único contato que tinham era um senhor evangélico que se demonstrou favorável ao projeto deles, tal contato gerou neles uma grande admiração pelo homem. O segundo capítulo que me interessou muito, fala sobre esperança, gostei tanto que logo (é só meu pc voltar a normalidade) vou transcrever alguns trechos dele, esse capítulo fala do bandido como humano e apto a mudar e todas as implicações que uma mudança tem.Um livro que abriu minha visão de Brasil, adolescência e violência.

E qual tem sido nosso papel nessa sociedade tão conturbada? Esse tipo de indagação e questionamento surgiu enquanto lia Cabeça de Porco.

Se você se interessa em entender o contexto social que vivemos procure esse livro, e se você não se conforma mais em ver tudo desse jeito, faça alguma coisa! Se posicione! A igreja precisa entender e comprender todo tipo de fenômeno urbano.

Anúncios

Written by eversonbarbosa

outubro 5, 2007 às 12:06 am

Publicado em cultura, juventude, Livros

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Tenho mt vontade de ler esse livro… Especialmente depois de ter lido “Estação Carandiru” e ter feito um trabalho sobre o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”.

    Recomendo o livro do Drauzio.
    Abraço’s

    Ricardo Oliveira

    outubro 5, 2007 at 12:31 pm

  2. Everson, é pertinente a tua indagação.
    A igreja deve ser modelo para a sociedade.
    abraço
    Daniel

    Daniel

    outubro 9, 2007 at 9:12 pm

  3. Quem é quadrangulante tem a cultura como uma de suas marcas registradas… A questão da violência é séria, ou melhor, grave. E muitas vezes é deixada de lado e cai no “ciclone da negligência” dos brasileiros, inclusive de muitos cristãos evangélicos, infelizmente. É importante a conscientização de todos a respeito desse assunto, pois nem a mídia e a atual sociedade admitem que a igreja tem um papel fundamental nisso tudo… Eis aí mais um motivo para pregarmos o evangelho. A libertação dessas almas, acompanhada depois por investimentos em melhorar as condições socioeconômicas vira esse quadro.
    Um abraço

    ZeKiNhA

    outubro 11, 2007 at 5:54 am

  4. E ai mano, bah veio to com saudade de troca uma idéia contigo, mas enquanto não dá t convido a passar no nosso blog, postei um videozinhu de vcs lah… Deus t bençoe mano!!

    Paulo Daltrozo

    outubro 15, 2007 at 6:55 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: