Everson Barbosa

Um jovem com propósitos

Lendo: A Cauda Longa – Chris Anderson

leave a comment »

Finalmente! Depois de inumeras vezes procurar no catálogo da bíblioteca da Unisc consegui retirar o livro que causou barulho a cerca de um ano atrás.  O livro A cauda Longa – do mercado de massa para o mercado de nicho traz um estudo  pertinente a era digital que estamos vivendo, a chamada web 2.0. Eu estudo publicidade, mas sei da importância que tem estar antenado as novidades da tecnologia e dos negócios, pois a minha área não é só design/anuncios/criação de logotipos, e por ai vai, mas uma area que estuda e faz uma adequação de tudo que está acontecendo. Para entender o assunto do livro basta olhar para a realidade dos meios de comunicação e da cultura pop, e perceber o quanto a internet tem influenciado a forma de comunicação. Pensa comigo, quando foi a última vez que você comprou um cd? Ou seria melhor dizer, quantos cds você possui armazenado no seu Mp3 player?

Chris Anderson, no seu livro, estuda a reformulação desse conceito de mercado que passa a ser criado pelo consumidor. O nome do título “Cauda Longa” se deve a um estudo referente as principais lojas de vendas online, mostrando que os grandes títulos ainda estavam sendo consumidos em maior escala, mas que a compra de titulos esquecidos, raros ou desconhecidos também alimentam esse mercado criando uma cauda longa.

 

Por isso hoje abrir uma livraria, loja de cds ou locadora de vídeos se torna um negócio arriscado, porque  com um computador e conexão banda larga é possível ter todos os hits em pouco tempo. Mas a proposta do livro é analisar como as empresas tem se adequado a esse momento dos negócios, criando uma cultura para nichos específicos. Como o próprio autor descreve uma época de abundância de informações em que não mais a indústria cultural tem o controle, mas em que os consumidores criam o conteúdo.

Para entender de forma prática, é só analisar o YouTube o fenômeno da internet que a cada dia coloca pessoas comuns, bandas de garagens, filmagens amadoras, entre outras situações, no topo das discussões em blogs e sites.

Estou me aprofundando na leitura do livro e vou estar colocando aqui no blog algumas considerações que vou fazendo dele. Se você quiser entender um pouco mais do assunto recomendo estes links:

Resenha do livro no Techbits
Podcast do Brainstorm#9
Blog oficial do livro

Faça uma busca no Google por Cauda longa e você vai entender o barulho que esse livro tem feito.

Até a próxima!

Anúncios

Written by eversonbarbosa

junho 1, 2007 às 6:00 pm

Publicado em Livros, marketing, Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: